O peixe da espécie de peixe-lua, nunca foi visto antes no Hemisfério Norte, segundo cientistas, que ressaltam que a espécie foi descoberta recentemente, sendo encontrada em uma praia da Nova Zelândia e se tornando o primeiro exemplar a ser descoberto nos últimos 125 anos.
"Esse é certamente o organismo mais marcante que eu já vi sair da praia em meus quatro anos na reserva", afirmou Jessica Nielsen, especialista em conservação da reserva Coal Oil Point, onde a espécie surgiu nas areias de Goleta, em Santa Bárbara.
Nielsen também afirmou que o peixe já estava morto quando foi encontrado. Perante o fato, um professor associado da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara foi ao local para inspecionar o peixe-lua, além de postar as fotos em suas redes sociais para que outros cientistas possam analisar o espécime, segundo o canal NBC San Diego.
A especialista Marianne Nyegaard, da Universidade de Murdoch, na Austrália, identificou o espécime assim que o visualizou nas redes.
Nielsen ressaltou que participar dessa descoberta foi excitante, além de coletar as fotos e amostras de um espécime raro e extraordinário.