EUA são ultrapassados pela China e vêem Rússia se aproximar em ranking de liderança global

© Sputnik / Mikhael Klimentyev / Acessar o banco de imagensPresidente chinês Xi Jinping e presidente russo Vladimir Putin visitam exposição no âmbito do Fórum Econômico Oriental em Vladivostok, na Rússia
Presidente chinês Xi Jinping e presidente russo Vladimir Putin visitam exposição no âmbito do Fórum Econômico Oriental em Vladivostok, na Rússia - Sputnik Brasil
Nos siga no
O mundo tem mais confiança nos líderes da China do que no presidente Donald Trump, enquanto a Rússia está agora empatada com os Estados Unidos em termos de liderança global, mostrou uma nova pesquisa publicada nesta quinta-feira (28).

A pesquisa Gallup "Rating World Leaders: 2019" descobriu que a confiança nos líderes da China ultrapassou os EUA em 2018, com uma liderança de índice médio de aprovação de 34%. É a maior pontuação de Pequim desde 2009, observou a Gallup.

Enquanto isso, o índice de aprovação da Rússia subiram para 30% em 2018, acima dos 27% registrados no ano anterior. Dessa forma, pela primeira vez, Moscou está quase em pé de igualdade com Washington, segundo a pesquisa.

O presidente dos EUA Donald Trump fala com o líder norte-coreano Kim Jong-un depois de os dois líderes apertarem as mãos durante sua segunda reunião, em Hanói - Sputnik Brasil
China manda recado para EUA e Coreia do Norte após fracasso da cúpula: 'tenham paciência'
A visão da liderança dos EUA se estabilizou depois de cair para um recorde de baixa de 30% em 2017, o primeiro ano da presidência de Trump. De acordo com a pesquisa, a média do índice de aprovação global da liderança dos EUA em 133 países e áreas permaneceu estável em 31% em 2018.

"Como o equilíbrio global do soft power continua mudando, pode ser ainda mais difícil para os EUA combater essa influência e permanecer relevante na segunda metade da presidência de Trump, a menos que a administração possa solucionar algumas das dúvidas que parceiros e aliados dos EUA têm sobre o seu compromisso", disse a Gallup.

Pelo segundo ano consecutivo, a Alemanha permaneceu como a potência global mais bem cotada. No entanto, o índice de aprovação do país caiu para 39% em 2018, a primeira pontuação abaixo de 40% desde 2009.

A Gallup entrevistou 1.000 pessoas em cada um dos 133 países para avaliar as opiniões globais sobre a China, a Alemanha, a Rússia e os EUA.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала