Paquistão irá liberar piloto indiano detido como 'gesto de boa vontade'

© REUTERS / Mohsin RazaApoiantes da organização estudantil Jamiat Talaba Islam durante um comício na cidade paquistanesa de Lahore em honra da derrubada dos aviões da Índia
Apoiantes da organização estudantil Jamiat Talaba Islam durante um comício na cidade paquistanesa de Lahore em honra da derrubada dos aviões da Índia - Sputnik Brasil
Nos siga no
O primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, afirmou nesta quarta-feira (28) que irá libertar o piloto indiano capturado como um "gesto de paz" em relação à Índia. A medida busca acalmar os ânimos no confronto entre as duas potências nucleares.

O piloto,  Abhinandan Varthaman, personificou a crise desde que ele foi derrubado em um raro confronto aéreo entre os dois vizinhos asiáticos que disputam a região da Caxemira. 

"Como um gesto de boa vontade, vamos soltar o piloto indiano amanhã", disse Khan no Parlamento. O anúncio foi aplaudido pelos parlamentares.

O Paquistão diz que derrubou dois caças indianos, enquanto a Índia confirma que perdeu um avião e afirmou que derrubou um jato paquistanês.

Militares indianos perto do local de queda do caça indiano, 27 de fevereiro - Sputnik Brasil
À beira de eventos importantes: por que conflito na Caxemira ameaça todo o mundo?
"Eu tenho medo de erros de cálculo", disse Khan. "Não devemos nem pensar em guerra, especialmente em vista da letalidade das armas que temos."

No entanto, o premiê paquistanês advertiu que seu homólogo indiano, Narendra Modi, não deveria interpretar erroneamente seu desejo de desescalar a tensão como "fraqueza".

"A Índia deve saber que seremos forçados a retaliar fortemente qualquer ação indiana no futuro", disse.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала