Um passageiro da companhia aérea privada irlandesa Aer Lingus, que viajava de Dublin para Lisboa, conseguiu gravar a partir de sua janela uma cena arrepiante em que outro avião comercial parecia ir diretamente na direção deles em uma altitude de 35.000 pés (aproximadamente 10.000 metros).
"Como é evitar um acidente por um triz?", perguntou retoricamente o aparentemente despreocupado William Cherry em sua conta no Twitter, após ter aterrissado com segurança.
What constitutes ‘a near miss’? This happened on my flight from Dublin to Lisbon yesterday!! Hasn’t helped my fear of flying! 😂✈️ pic.twitter.com/PQ8sZyyD3B
— William Cherry (@snappercherry) 28 de fevereiro de 2019
O que significa "quase acidente"? Isto aconteceu ontem durante meu voo de Dublin para Lisboa!! Não contribuiu para aliviar meu medo de voar!
Se nem que não é possível saber com certeza a distância entre as duas aeronaves, entre cerca de 8.840 e 12.500 metros de altitude os aviões devem manter entre si pelo menos 300 metros para evitar acidentes. Isto é o que no setor de aviação é referido como separação vertical reduzida mínima (RVSM, na sigla em inglês).