A imagem conhecida como "A Monna Vanna" ou "A Gioconda nua", que possui uma surpreendente semelhança com a famosa Mona Lisa, foi realizada no estúdio de Leonardo da Vinci e poderia ser obra do próprio maestro, segundo diversos especialistas franceses.
Este desenho a carvão é um esboço para uma pintura de uma mulher seminua que está localizado no museu Condé na França e havia sido atribuído durante muito tempo ao estudo do pintor renascentista.
"Há uma grande possibilidade de que Leonardo tenha realizado a maior parte da imagem", indicou Mathieu Deldicque, curador do museu Condé à agência de notícias AFP.
Mathieu Deldicque promoveu uma investigação por vários meses realizada por historiadores e cientistas no laboratório C2RMF sob a supervisão do Louvre de Paris, museu que possui a maior coleção de obras do florentino.
Exames com microscópio demonstraram que a imagem foi desenhada a partir da parte superior esquerda até a parte inferior direita, o que indica que o autor da obra era canhoto, assim como Leonardo.
Além disso, o desenho foi realizado com a técnica do desaparecido, muito apreciada pelo célebre artista, não sendo uma simples cópia de um original perdido.
Contudo, Deldicque insistiu na necessidade de serem prudentes, "sérios e científicos" antes de concluir sobre a autoria da obra.
Ainda que a qualidade do desenho demonstre que foi um trabalho excepcional, os especialistas não podem estar "absolutamente seguros" de que a obra seja de da Vinci.