Primeiro-ministro russo lamenta saída dos EUA do Tratado INF

© Sputnik / Dmitri Astakhov / Acessar o banco de imagensPrime Minister Dmitry Medvedev presents the 2017 Government performance report at the State Duma
Prime Minister Dmitry Medvedev presents the 2017 Government performance report at the State Duma - Sputnik Brasil
Nos siga no
O primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev, classificou a saída dos EUA do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF) como um triste acontecimento.

“Este é um evento triste, mas isso não significa que precisamos parar de se comunicar. Mas isso merece a máxima condenação. Não pode se comportar dessa maneira”, disse Medvedev em uma entrevista coletiva.

Um míssil nuclear ICBM Titan II desativado é visto em um silo no Missile Museum Titan. 12 de maio, 2015, Green Valley, Arizona. - Sputnik Brasil
Putin assina decreto sobre suspensão do Tratado INF pela Rússia
Segundo ele, “assim, como resultado da recusa unilateral dos Estados Unidos, de fato, o regime de segurança internacional ficou ainda mais minado, ninguém deveria levantar dúvidas”.

Desde 2 de fevereiro, os EUA suspenderam suas obrigações quanto ao INF, assinado em 1987 com a então União Soviética, que não tem data de expiração e proíbe as partes de terem mísseis balísticos terrestres ou mísseis de cruzeiro com alcance entre 500 e 5.500 quilômetros.

O presidente russo, Vladimir Putin, declarou em 2 de fevereiro que a Rússia irá espelhar a decisão dos EUA e também vai suspender a participação do Tratado. Ele observou que a Rússia não deve e não será arrastada para uma corrida armamentista onerosa. Ao mesmo tempo, Putin acrescentou que todas as propostas da Rússia sobre desarmamento "permanecem sobre a mesa e as portas estão abertas", mas exigiu que não se iniciasse nenhuma negociação sobre o assunto.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала