Estes importadores incluem a China, Índia, Itália, Japão, Coreia do Sul, Grécia, Turquia e Taiwan. Entretanto, a menos que as isenções sejam renovadas, elas podem expirar em maio.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ameaçou mobilizar a Marinha israelense para ajudar a combater que o Irã contorne as sanções norte-americanas.
"O Irã está tentando contornar as sanções através de contrabandos em suas rotas marítimas e, à medida que estas tentativas aumentam, a Marinha terá um papel mais importante no combate das ações iranianas", afirmou Netanyahu.
"Eu chamo a comunidade internacional para parar as tentativas iranianas de contornar as sanções pelo mar, e claro, por outros meios", adicionou o primeiro-ministro.
Atualmente, a Marinha israelense opera principalmente no mar Mediterrâneo, bem como no golfo de Aqaba e no mar Vermelho, segundo o Jerusalem Post.
Embarcar os navios mercantes em águas internacionais sem a bandeira é ilegal, conforme a Convenção sobre o Alto-mar, podendo ser interpretado como um ato de agressão.
Por sua vez, Teerã alertou repetidamente que pode recorrer ao estreito de Ormuz, um ponto estratégico do qual 20% do petróleo mundial é transportado.
A exportação de petróleo é de fundamental importância para a economia do Irã, já que o país exportou aproximadamente US$ 40,1 bilhões (R$ 154 bilhões) de petróleo bruto em 2017, contribuindo para aproximadamente 5 % do total dos suprimentos do mundo.