Eleita Miss Portuguesa 2018 há oito meses, Carla Rodrigues, que é luso-venezuelana, defendeu publicamente a entrada de ajuda humanitária na Venezuela e manifestou apoio ao autoproclamado presidente interino do país, Juan Guaidó.
Em vídeo divulgado em 20 de fevereiro nas redes sociais, Rodrigues se apresenta como atual Miss Portuguesa e representante de Portugal no concurso Miss Mundo, manifestando preocupação "com a situação da Venezuela e com as dificuldades das pessoas em conseguir alimentos e medicamentos".
Destituyen a la venezolana Carla Rodriguez, como Miss Portugal Mundo, por haber opinado acerca de la ayuda humanitaria en su país. #TVVenezuela #TVVNoticias pic.twitter.com/SBipEhRjBH
— TVVenezuela Noticias (@TVVnoticias) 7 de março de 2019
De acordo com a organização do concurso Miss Portuguesa, Carla Rodrigues não pode emitir opinião sobre a situação política na Venezuela. A insituição alegou “incumprimento das regras devidamente contratualizadas para o desempenho do mandato de Miss Portuguesa” e proibiu Carla de usar o título de Miss Portuguesa.