Segundo a publicação, pelo menos quatro caças "invisíveis" participaram de hostilidades no Oriente Médio em 2017. O especialista russo Andrei Kots conta mais sobre as capacidades desta aeronave.
Invisível a radar
Lockheed F-117 Nighthawk é uma aeronave de ataque tático de um único assento, projetada para penetrar secretamente na zona de defesa aérea do inimigo. Seus principais alvos são bases de mísseis, centros de controle e comunicação, aeródromos, postos de comando e outros. A principal característica do F-117 é a sua capacidade stealth, que o torna invisível aos radares.
"O F-117 foi o primeiro avião a ser construído com tecnologia de baixa visibilidade [stealth], em primeiro lugar — aos radares", explica à Sputnik o expert em aviação, chefe de redação da revista Vzlet, Andrei Fomin.
Segundo o especialista, o objetivo principal do F-117, que foi produzido de 1983 a 1990, é atacar com armas de alta precisão ou não guiadas dentro do território inimigo.
Um ponto negativo é que o F-117 é considerado ligeiramente "cego", porque não é equipado com um radar ativo. Com exceção do laser, da iluminação dos alvos, todos os sistemas de navegação e de pontaria são passivos. O sistema de câmeras infravermelhas é usado para orientação, enquanto que o sistema inercial e o receptor via satélite são usados para navegação.
O F-117 não dispõe de sistemas ativos de guerra eletrônica, contanto com duas bombas guiadas GBU-10 ou GBU-27, e com possiblidade de se instalar mísseis AGM-88 HARM, AGM-65 Maverick, bombas atômicas B-61 ou B-83 e bombas GBU-15.
História de combate
As primeiras operações grandiosas com a utilização do F-117 foram realizadas durante a Guerra do Golfo de 1991. Os aviões fizeram 1.271 missões e lançaram duas mil toneladas de bombas guiadas a laser.
Os Nighthawks lutaram com pouca ou nenhuma perda — apenas um avião foi abatido sobre a área de batalha. Em 27 de março de 1999, o F-117A foi atingido por um míssil antiaéreo S-125 disparado da área da aldeia de Bujanovac durante a operação militar da OTAN contra a Iugoslávia. Foi relatado que o abate do F-117 tinha sido na mesma rota várias vezes, de modo que os artilheiros antiaéreos sérvios poderiam ter se preparado para disparar com antecedência, escreve o autor do artigo.
Reserva de aeronaves
"Os aviões que foram retirados de serviço são armazenados em uma base militar secreta nos Estados Unidos em condições de aeronavegabilidade", disse Andrei Fomin.
"No entanto, não vejo nenhum sentido prático na aplicação do F-117 […] Força Aérea dos EUA possui outros equipamentos, tanto o F-35 quanto o F-22, que são capazes de operar com maior eficiência. Mas acho que saberemos a verdade em 20 anos", conclui Fomin.