Lua 'muda' de direção e fenômeno é captado por observatório da NASA (VÍDEO)

© Foto / Roskosmos/Sergei RyazanskyImagem da Lua tirada pelo cosmonauta da agência federal espacial russa Roscosmos, Sergei Ryazansky, de bordo da Estação Espacial Internacional
Imagem da Lua tirada pelo cosmonauta da agência federal espacial russa Roscosmos, Sergei Ryazansky, de bordo da Estação Espacial Internacional - Sputnik Brasil
Nos siga no
Recentemente, o observatório da NASA capturou uma estranha série de imagens em que a Lua surge atravessando o Sol como tradicionalmente, mas fazendo uma pequena pausa e mudando em seguida de direção.

Perante a situação, os astrônomos afirmam que não se trata de qualquer sinal do Armagedom, mas sim, de uma ilusão de ótica. Além disso, o Observatório Dinâmico Solar (SDO, em inglês) está atualmente orbitando em torno da Terra e é frequente o satélite da NASA capturar o trânsito lunar.

​Satélite da NASA captura ilusão ótica onde a Lua parece ir para trás. 

O fato incomum é que a Lua parecia estar se movendo da esquerda para a direita por cima do Sol, mas depois faz uma pequena pausa e inverte seu movimento, o que não é normal, segundo o portal Gizmodo.

Esse não é bem o tipo de comportamento esperado da Lua, que é um objeto preso em uma órbita imutável, orbitando de forma unidirecional em torno da Terra.

Contudo, há uma explicação racional para o evento ocorrido, que é o movimento retrógrado. A ilusão ótica que acontece quando "um corpo celeste parece se mover para trás devido ao movimento dos vários objetos em diversas velocidades e em diferentes pontos de suas órbitas", conforme a NASA.

Buraco negro - Sputnik Brasil
Cientistas dão alerta sobre milhões de buracos negros mortais em torno do Universo
Segundo o astrônomo Christopher Crockett, o movimento é como o de um carro passando na estrada, ou seja, quando você se aproxima de um carro mais lento, ele parece estar se movendo na mesma direção que a sua. Mas, à medida que se aproxima e o passa, o carro parece se mover para trás por apenas um momento. Depois, quando você está na frente, o carro parece retomar seu percurso normal.

O mesmo acontece quando a Terra passa pelos planetas externos mais lentos, como Júpiter, Marte ou Saturno, parecendo "andar para trás" no céu por alguns meses. 

Nesse caso, o evento ocorreu por alguns minutos, ao invés de alguns meses, isso devido à proximidade do Observatório Solar da Lua. Ou seja, ao invés de a Lua mudar de direção, é o ponto de vista do observatório na órbita da Terra que causou o efeito visual.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала