750 mil rifles e 1 cliente: Rússia celebra estratégia de exportação de 'mortíferos' AK-203

© Foto / Kalashnikov MediaAK-203
AK-203 - Sputnik Brasil
Nos siga no
De sistemas de defesa aérea a submarinos nucleares, a União Soviética tem contado com uma longa e lucrativa relação com a Índia na área de exportação de armas, recordou a revista The National Interest.

Contudo, hoje a Rússia segue lutando para entrar no mercado indiano de armas leves e, após décadas de impasse, parece que a Rússia conseguiu encontrar o caminho para o sucesso através dos novos rifles de assalto AK-203, indicou.

Militares com lança-granadas (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
'Coquetel iraniano': fuzil de assalto Kalashnikov com lança-granadas acoplado (VÍDEO)
Recentemente, o presidente russo, Vladimir Putin e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, inauguraram um novo empreendimento conjunto para a produção dos rifles AK-203 em Korwa, na Índia.

A produção conjunta marca o fim da longa busca indiana por um sucessor dos rifles INSAS, utilizado pelas forças indianas desde 1998.

O AK-203, que é uma versão de exportação do AK-12, conta com melhorias de desempenho em comparação com os rifles INSAS, apontou a revista.

O rifle Kalashnikov evita os problemas de interferências e resistência às temperaturas que ocorrem nos INSAS, sendo mais leve, com menor comprimento e uma ergonomia moderna, além de outros recursos que contribuem para uma melhor experiência de manuseio.

Lancha de desembarque russa BK-16 - Sputnik Brasil
Kalashnikov começa produção de novas lanchas de desembarque (FOTOS)
O acordo assinado entre os dois países envolve 750.000 unidades do rifle AK-203, sendo que 40.000 serão diretamente importados.

Segundo o CEO da Rosobornexport, Aleksandr Mikheev, o rifle AK-203 é apenas o primeiro passo dos planos da Kalashnikov para o mercado indiano, enfatizando que a "capacidade da usina é suficiente para armar o pessoal de todas as agências de segurança da Índia […]", além disso, "caso seja necessário, as partes poderão elevar a produção e atualizar a planta para produzir futuros modelos com base no projeto exclusivo da Kalashnikov".

O fato mostra que a Kalashnikov adotará uma estratégia de exportação de armas ligeiras, oferecendo seu rifle emblemático em dois tamanhos diferentes e três câmeras, com o objetivo de atrair o maior número de importadores possível, ressaltou a edição.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала