"O sistema nacional de fornecimento de energia tem estado sujeito a inúmeros ataques cibernéticos, o que levou a sua interrupção e impediu tentativas de restaurá-lo. No entanto, estamos fazendo grandes esforços para finalmente estabelecer uma fonte de energia estável", escreveu Maduro no Twitter.
El Sistema Eléctrico Nacional ha sido objeto de múltiples ataques cibernéticos que ocasionaron su caída y han impedido los intentos de reconexión nacional. Sin embargo, hacemos grandes esfuerzos para, en las próximas horas, restaurar el suministro de forma estable y definitiva. pic.twitter.com/C1dJGuWxSD
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) 10 de março de 2019
Um apagão aconteceu na Venezuela na quinta-feira (7), quando empresa nacional de eletricidade, a Corpoelec, afirmou ter ocorrido "sabotagem" na maior usina hidrelétrica de Guri.
Em meio ao blecaute no sábado (9), Maduro ordenou a distribuição de alimentos entre os cidadãos do país a partir de segunda-feira (11). Ele também ordenou que se prestasse assistência a hospitais em todo o país e que fosse garantida a entrega de água potável para as casas dos venezuelanos.