De acordo com ele, o ambiente acadêmico vem sendo "massacrado pela ideologia de esquerda" e que há uma "massa hipnotizada" nas universidades.
"O ambiente acadêmico com o passar do tempo vem sendo massacrado pela ideologia de esquerda que divide para conquistar e enaltece o socialismo e tripudia o capitalismo. Neste contexto a formação dos cidadãos é esquecida e prioriza-se a conquista dos militantes políticos", publicou no Twitter.
"Uma das prioridades do nosso governo é quebrar o ciclo da massa hipnotizada comendo migalhas enquanto seus líderes nadam em milhões da corrupção do erário. Infelizmente, é um trabalho duro e demorado, pois ao longo de anos o aparelhamento do estado foi estrategicamente gigantesco", acrescentou
e que impeçamos para sempre que o mal que esteve tão perto de destruir nosso país volte com força. Defeitos, todos temos, mas a maldade formada para destruir é nata e organizada apenas por um lado. Vamos trabalhar juntos para resgatar nosso amado Brasil!
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 11 de março de 2019
Os comentários de Bolsonaro aparecem no contexto em que seguidores do ideólogo do governo, Olavo de Carvalho, acusaram os coronéis e generais da reserva com cargos altos no Ministério da Educação de isolar o ministro Vélez Rodríguez, um dos indicados por Olavo de Carvalho para compôr o governo.