Exportando para o mundo: sai lista dos países que mais vendem armas

© Sputnik / Aleksei Danichev / Acessar o banco de imagensTransportadores-lançadores de sistemas de mísseis S-400 Triumf no ensaio final da parada militar na Praça do Palácio de São Petersburgo.
Transportadores-lançadores de sistemas de mísseis S-400 Triumf no ensaio final da parada militar na Praça do Palácio de São Petersburgo. - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Instituto de Pesquisa da Paz Internacional de Estocolmo (SIPRI) publicou o relatório anual dos maiores exportadores de armas de 2018.

Em particular, inclui a lista dos países que exportam a maior quantidade de armas ao redor do mundo.

Segundo o documento, estes países são os Estados Unidos, Rússia, China, França e Alemanha. Em geral, eles efetuam 75% das exportações globais, enquanto os dois primeiros países — Estados Unidos e Rússia — são responsáveis por 57% de todas as exportações, onde 36% correspondem a armas americanas e 21% — a russas.

Presidente dos EUA, Donald Trump, abraça bandeira americana na reunião anual da Conferência da Ação Política Conservadora (CPAC), perto de Washington, EUA, em 2 de março de 2019 - Sputnik Brasil
Trump deve criar novo embate político e pedir US$ 8,6 bilhões para muro na fronteira
Ao mesmo tempo, o relatório do SIPRI indica que, no período entre 2014 e 2018, a Rússia exportou armas para 48 países, tendo como principais países importadores Índia, China e Argélia.

O Brasil está na lista dos 25 países que mais exportam armas, ocupando a 23ª colocação. Dos 100% de armas exportadas, o Brasil entrou com 0,2% e, entre 2014 e 2018, os países que mais compraram armas brasileiras foram Afeganistão, Indonésia e Líbano.

Além disso, o relatório diz que, no mesmo período, as exportações globais aumentaram 7,8%. O maior crescimento nas importações foi mostrado por países do Oriente Médio: Arábia Saudita, Egito, Israel, Qatar e Iraque.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала