É possível determinar um nível seguro de emissões de aerossóis na atmosfera de maneira a estes refletirem a luz solar e reduzir assim o aquecimento global, informaram cientistas dos Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Universidade de Princeton e Universidade de Harvard (EUA).
Os pesquisadores desenvolveram um modelo climático de chuvas extremas e ciclones tropicais para determinar o efeito da geoengenharia em diferentes regiões da Terra. Foram determinados os índices extremos de temperatura e precipitação, a disponibilidade de água doce e a intensidade dos furacões.
No mesmo tempo, menos de 0,5% dos territórios seriam afectados negativamente pelos métodos da geoengenharia. Essas regiões são caracterizadas pela resiliência ao aquecimento global.
Estes resultados, segundo os cientistas, refutam a opinião de que os aerossóis podem agravar significativamente a situação climática da Terra. Para evitar um efeito negativo, é necessário calcular correctamente a quantidade admissível de aerossóis emitidos para a atmosfera, explicam os especialistas.
Portanto, muitos cientistas acreditam que a humanidade já perdeu a chance de evitar uma catástrofe climática causada pelo aumento da temperatura média da Terra em mais de 1,5 grau. Desta forma, os métodos da geoengenharia poderiam tornar-se vitais.