Segundo revelaram representantes da 5ª Frota dos EUA à CNN, nos últimos dois meses o navio de desembarque da Marinha dos Estados Unidos, da classe Whidbey Island, não conseguiu entrar em nenhum porto devido a um surto de parotidite, uma infecção viral parecida com a caxumba.
O navio de guerra foi colocado sob quarentena no mar depois que 25 marinheiros foram diagnosticados com a doença. Entretanto, o caso mais recente foi relatado em 9 de março.
"Nenhum dos casos ameaça a vida [dos tripulantes] e todos já se recuperaram ou em breve devem se recuperar totalmente", informou a 5ª Frota dos EUA em um comunicado.
Todos os 703 militares a bordo do USS Fort McHenry já receberam as vacinas necessárias e os médicos militares estão atualmente avaliando quando o navio de guerra poderá ser considerado clinicamente seguro para fazer uma escala.
Conforme relatam funcionários da entidade militar estadunidense, citados pela CNN, "quando há grandes surtos de doenças, pode ser tomada a decisão de suspender as visitas a portos até 30 dias após a última doença relatada devido aos diferentes períodos de incubação".
O comando do navio, que transporta a bordo elementos da 22ª Unidade Expedicionária de Fuzileiros, teve que modificar alguns de seus treinamentos programados para lidar com o impacto do surto, acrescentaram.