As fotos aéreas feitas pelo sistema de captura de imagens CaSSIS mostram uma área de aproximadamente 2,25 km x 2.25 km.
#Hello @NASAInSight! Finally had the opportunity to image @NASA’s new lander on #Mars earlier this month! Also spotted the heatshield & backshell landing sites! 🔎👋 Read more:
— ExoMars orbiter (@ESA_TGO) 14 de março de 2019
https://t.co/2xhpKFiBeB
📷 @ExoMars_CaSSIS #ExoMars pic.twitter.com/CpYP69vEqB
É a primeira vez que a espaçonave europeia fotografa uma sonda da NASA, informou o portal da ESA. A InSight aparece cravando na superfície marciana um dispositivo usado para estudar o interior do solo do planeta. É possível ver o escudo térmico, que se separou pouco antes de tocar na superfície, e o paraquedas (pontos pequenos), bem como as marcas dos motores da InSight (manchas maiores) na superfície marciana.
Outra foto deslumbrante mostra uma estranha estrutura "peluda", que parece uma forma biológica. Os cientistas da NASA acreditam que possam ser "centenas ou até milhares de pequenos tornados em Marte", conhecidos também como "diabos de poeira".
I launched into #space #OTD three years ago! 🚀🎂 To celebrate, as well as @NASAInSight's photo, I’d like to show you some of my favourite images I’ve taken of #Mars in the last months. This one👇 is particularly crazy! Can you guess what it shows? 📷 https://t.co/WQv792hAKs pic.twitter.com/Di5kkR23Pl
— ExoMars orbiter (@ESA_TGO) 14 de março de 2019
Na imagem as cores foram alteradas para um contraste melhor. "Nas cores reais as estrias seriam vermelho escuro", indica o comunicado.
A TGO, desenvolvida pela ESA e a Roscosmos, é parte do programa ExoMars, destinado a estudar as fontes de metano e vapor de água na atmosfera de Marte.
A presença de metano pode indicar atividade biológica ou sismológica. Se forem encontrados vestígios de metano junto com propano ou etano, isso significaria a existência da vida no Planeta Vermelho. Se for encontrado metano junto com dióxido de enxofre, indicaria atividade geológica.