"O Brasil, como o maior país da América Latina, tem um significado especial para nós, é um país grande e importante", indicou Adebahr durante briefing, respondendo à pergunta da Sputnik.
"No que diz respeito à adesão à OTAN, posso me referir ao Artigo 10 do Tratado do Atlântico Norte, segundo qual, o convite de um Estado para entrar na OTAN ocorre se baseando em uma decisão unânime dos outros integrantes sob condição de cumprimento dos princípios deste tratado e de introdução de contribuição para a segurança do bloco do Atlântico Norte", detalhou Adebahr.
Ela adicionou não dispor das informações se os EUA e a Alemanha estão ou não trocando opiniões na questão de adesão do Brasil à aliança.
Na véspera (19), o presidente dos EUA, Donald Trump, durante coletiva de imprensa após o encontro com o líder brasileiro, Jair Bolsonaro, admitiu a possibilidade de adesão do Brasil à OTAN. Segundo Trump, a relação entre os EUA e o Brasil "nunca foi melhor". Ele frisou que os EUA pretendem "indicar o Brasil como um grande aliado extra-OTAN, ou até mesmo começar a cogitar como um integrante da OTAN".