A filha de Alyona Volkova filha sofre de epilepsia. Porém, quando a mulher começou a ter cobras em casa a filha sentiu melhorias. A mulher resolveu organizar cursos de tratamento para todos os que acreditam no poder curativo destes répteis.
"Posso garantir 100% que ajudam muito, tratam. Qualquer animal. Gatos, cobras, cavalos – cada um tem seu jeito. Mas qualquer animal ajuda", disse Alyona quando foi entrevistada pela agência Ruptly. Ela acrescentou que a única condição para tal "comunicação" é que as pessoas não tenham medo do animal.
Uma das alunas dos cursos, Zhenia Vinokurova, que sofre de asma, primeiro temia um pouco as cobras. Porém, com o tempo a garota se acostumou. Agora em casa de sua família há vários terrários.
"Minha filha tem asma, ela tosse o tempo todo, faz inalações constantemente, e toma remédio direto, especialmente na primavera e outono […] Em casa começaram a aparecer estes animais e a minha filha começou a se acostumar a eles, e no último ano não foi nem uma vez internada", disse a mãe da garota, Lilia Vinokurova.
De acordo com os médicos, tal efeito tem explicação. Durante a interação com uma píton, o corpo humano emite hormônios de felicidade, endorfina, mas também de estresse. Com base nisso, o corpo inicia processos que podem compensar e parar ataques de asma.