Para o cientista político Dmitry Mikheev, uma das principais vantagens do S-400 russo é a capacidade de manobra.
"O S-400 é o melhor sistema do mundo, mas agora o S-500 está surgindo, e assim por diante. Os sistemas americanos têm uma séria desvantagem: disparam em uma direção e, para disparar noutra, têm que dar uma virada. Enquanto os nossos são acionados e podem logo manobrar", declarou ao canal russo Zvezda.
Ao mesmo tempo, o especialista acrescentou que os sistemas russos também atingem velocidades mais altas e podem ser lançados mais rapidamente.
"Isso é muito importante porque ganhar alguns minutos pode ser crucial", assegura.
Recentemente, no início de março, os novos sistemas de defesa aérea S-400 Triumph entraram em funcionamento na província russa de Kaliningrado, no noroeste da Rússia.
O sistema antiaéreo S-400 Triumph (SA-21 Growler na classificação da OTAN) é capaz de derrubar aparelhos aéreos de tecnologia furtiva, mísseis de cruzeiro, mísseis balísticos táticos e tático-operacionais. Os mísseis interceptores terra-ar S-400 têm um alcance de até 400 quilômetros e são duas vezes mais eficazes que seus antecessores.
O sistema S-400 Triumph é um sistema de mísseis de defesa antiaérea capaz de eliminar alvos aéreos furtivos, mísseis de cruzeiro, mísseis balísticos, inclusive de médio alcance, podendo também ser usado contra alvos terrestres.
Além disso, o S-400 possui um alcance de engajamento até 600 km, sendo capaz de atingir alvos em altitudes de até 30 km. Um regimento de lançadores de mísseis S-400 é composto por 16 lançadores múltiplos com quatro mísseis cada um.