'Vai chamar atenção de todo mundo': casco de barco viking de 15 m é encontrado na Noruega

CC BY 2.0 / Jim G / Viking burial vesselsBarco funerário viking no Museu dos Barcos, em Oslo, Noruega (foto de arquivo)
Barco funerário viking no Museu dos Barcos, em Oslo, Noruega (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Até hoje só foram encontrados sete barcos antigos da Era Viking na Europa, e cada descoberta deste tipo entusiasma os noruegueses.

Um casco de um barco dos vikings foi descoberto em um terreno ao largo do fiorde de Oslo entre túmulos da Era Viking, informou a emissora nacional NRK.

O barco foi encontrado no condado de Vestfold, ao sul de Horten, que é conhecido por seus muitos montes tumulares do início da Idade do Ferro.

"É a história genuína da Noruega e não estamos exagerando", disse Elvsestuen. "O achado irá chamar atenção em todo mundo", acrescentou ele.

"Não é todos dias que encontramos cascos de barcos vikings, por isso estamos muito entusiasmados''. "Para nós não é grande surpresa, muitos tesouros dos tempos dos vikings estão escondidos por baixo da turfa no nosso país'', sublinhou Hogsnes.

Os restos do barco foram encontrados com a ajuda de um radar de penetração no solo.

Terje Gansum, o responsável pelo patrimônio cultural do país, explicou que o radar revelou imagens que têm a "forma de barco'' e acredita-se que a embarcação tenha pelo menos 15 metros de comprimento. Porém, ainda não se sabe concretamente em que estado o barco está conservado. Os restos da embarcação foram encontrados há quase dois anos, mas foi necessário efetuar análises para poder confirmar que realmente se tratava de mais um barco viking.

O local exato onde o barco dos vikings foi descoberto. Fotografia tirada esta manhã pela Drª. Petra Schneidhofer.

Vestfold é um lugar que tem elevada concentração de patrimônio da Era dos Vikings. Os barcos mais bem preservados foram encontrados aqui, incluindo os mais famosos Oseberg e Gokstad, que estão exibidos no Museu dos Barcos Vikings de Oslo.

Porém, só um dos locais, conhecido como Skipshaugen ("Túmulo de Barcos'') foi cuidadosamente escavado. As escavações foram feitas ainda no século 19. Foram encontrados objetos muito valiosos e itens supostamente pertencentes à aristocracia dos vikings. Muitos achados são exibidos no Centro Viking de Midgard.

Outro barco antigo foi descoberto do outro lado do fiorde de Oslo, no outono do ano passado, mas as escavações ainda estão para começar.

No total, na Europa foram encontrados até agora somente 7 túmulos de barcos da Era Viking dos anos 800-1050, três deles na região de Vestfold. Contando com as duas descobertas mais recentes, o número de barcos encontrados sobe para nove.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала