A sonda Curiosity da NASA, que está estudando superfície do Planeta Vermelho, encontrou estruturas que se parecem muito com fungos, anunciou o Journal of Astrobiology and Space Science.
Life on Mars BREAKTHROUGH? Rover ’spots mushrooms growing’ on Red Planet https://t.co/ShJ6id9GOT pic.twitter.com/pSKyt3BGQz
— Florida Post (@post_florida) 26 de março de 2019
As fotos mostram que "fungos" estão crescendo na areia e nas rochas. A sonda fotografou 15 exemplares dos objetos estranhos na superfície de Marte.
Apparently they've found mushrooms on Mars. This is it. This is what wipes us out last of us style pic.twitter.com/FKzmDmoVlJ
— Nerdvana (@lifes_a_game0) 26 de março de 2019
"Não há forças geológicas ou outras forças abiogênicas na Terra que possam produzir estruturas sedimentares em escala de centenas com forma de cogumelos, troncos, talos e estruturas que se parecem esporos na superfície circundante", revelou especialista em microbiologia Regina Dass, da Universidade de Puducherry na Índia.
A NASA ainda não comentou o estudo, publicado na revista. Anteriormente, cientistas declaram ter encontrado evidências de lagos em Marte.
A sonda Curiosity, o quarto rover da NASA, pousou na superfície do Planeta Vermelho no dia 6 de agosto de 2012, depois de um complicado procedimento de pouso, classificado por membros da missão e jornalistas como “sete minutos de horror”.
Nos últimos anos, o rover cumpriu com sucesso todas as principais tarefas da missão a ele atribuída, encontrando vestígios da existência de lagos e rios de água quente em Marte, entre outras descobertas.