- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Queremos ampliar relação com a China, diz coordenador de grupo parlamentar sobre o tema

© APPDA/ANPRBrasil China negócios
Brasil China negócios - Sputnik Brasil
Nos siga no
Será lançado nesta quinta-feira (28), no Senado Federal, o Grupo Parlamentar Brasil-China. A inciativa de criação do grupo foi feita para aprofundar a amizade e a cooperação entre os parlamentos dos dois países.

Em entrevista à Sputnik Brasil, o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA), coordenador do colegiado, disse que "o Congresso deve acompanhar a relação entre os dois países do ponto de vista econômico, político, social, cultural, buscando sempre estreitar essas relações".

"A China é a economia que mais cresce de forma estável no mundo, tem apresentado resultados que devem merecer a observação de todo o mundo. São mais de 30 anos de crescimento contínuo e estável, uma economia que tem padrão tecnológico extremamente pujante, disputando tecnologicamente com qualquer economia, qualquer sociedade no planeta", disse.

Helicópteros russos Mi-35 - Sputnik Brasil
Especialista promete 'céu de brigadeiro' para helicópteros russos no Brasil
Segundo o deputado Daniel Almeida, a aproximação excessiva do governo Bolsonaro com os Estados Unidos causa preocupação já que a China é o principal parceiro comercial do Brasil.

"A nossa preocupação neste momento diz respeito a uma certa manifestação do atual governo de desprestígio dessa relação com a China, tentando estabelecer uma relação privilegiada com os Estados Unidos", comentou.

Daniel Almeida afirmou que o fortalecimento das relações com os chineses é extremamente relevante, principalmente neste ano em que o Brasil sediará, em novembro, o encontro dos BRICS — o grupo de cooperação econômica que reúne, além do Brasil, a Rússia, a Índia, a China e a África do Sul.

"Eu não acredito que o Brasil encontre caminho para o seu desenvolvimento, para sua autonomia, para sua soberania se desgarrar desse mundo multipolar e do fortalecimento dos BRICS", completou.

O Grupo Parlamentar Brasil China conta com cerca de 60 deputados e está aberto a adesão de outros parlamentares.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала