Samantha estava participando na sexta-feira (5) em uma competição regional da Associação Atlética Universitária Nacional na cidade de Baton Rouge. Ao tentar fazer uma dupla cambalhota, esta não saiu como planejado e ela sofreu uma queda grave no tapete.
"Foi muito duro de ver", disse o treinador da Universidade de Auburn, Jeff Graba, depois do encontro, segundo Nola.com. "Ela é uma guerreira. A última coisa que ela disse foi "Ajude as meninas." Elas se juntaram ao lado dela. Estão fazendo isso por ela.''
Os responsáveis de Auburn ainda não fizeram nenhum tipo de atualização sobre os ferimentos da ginasta mas, de acordo com Nola.com, Samantha não só deslocou os joelhos como também fraturou ambas as pernas.
A atleta escreveu mais tarde no Instagram que este evento foi sua ‘'última noite como ginasta'', isso significa que os ferimentos que ela sofreu não a vão deixar praticar mais a modalidade e que a sua carreira terminou.
"Obrigado à família Auburn por me ter dado um lar e a oportunidade de continuar praticando o esporte que irá sempre ser a minha primeira paixão. Sinto-me honrada por ter tido o privilégio de representar [as cores] azul-marinho e laranja da universidade nos últimos 4 anos com a equipe ao meu lado. Obrigado por me deixarem compartilhar a minha paixão com vocês", escreveu ela.
A ginasta, especializada no solo e nas barras, foi nomeada a segunda melhor atleta de ginástica do ano pela Southeastern Conference, pouco tempo antes do acidente ter ocorrido, de acordo com o site Auburn Tigers.
Seu time terminou a competição de sexta-feira passada com a pontuação total de 197.075, a pontuação regional mais alta na história do campeonato, o que permitiu sua passagem para a final. Contudo, o acidente aparentemente desgastou as atletas emocionalmente, segundo o treinador Graba, acabando por ficar na quarta posição na final regional que decorreu no sábado.