Vários pontos coloridos surgiram no céu noturno norueguês, seguidos por grandes nuvens brilhantes de luzes roxas e verdes, no sábado (6).
Mas tudo não passou de um engano, pois o show de luzes fazia parte do experimento chamado AZURE, que consiste em lançamento de foguetes.
A missão foi financiada pela NASA para aprender sobre o fluxo de partículas na ionosfera (camada da atmosfera terrestre ionizada por radiação solar e cósmica) e para descobrir mais sobre a contribuição que uma aurora faz para a quantidade de energia que sai e entra no sistema geospacial da Terra.
The AZURE mission successfully launched back-to-back aboard two sounding rockets in Norway tonight. These colorful clouds created a light show in the sky, helping researchers track the flow of neutral and charged particles in Earth's ionosphere. Details: https://t.co/aAp7FJDPgk. pic.twitter.com/vCZ3wFzzBo
— NASA Wallops (@NASA_Wallops) 5 de abril de 2019
A missão AZURE lançou sondas com sucesso a bordo de dois foguetes na Noruega hoje à noite. Essas nuvens coloridas criaram um show de luz no céu, ajudando os pesquisadores a rastrear o fluxo de partículas neutras e carregadas na ionosfera da Terra
"Parecia um ataque alienígena", disse Michael Theusner, que capturou o vídeo bizarro.
Os dois foguetes que foram lançados para o experimento mediram a temperatura e a densidade atmosférica e implantaram traçadores que ioniza quando expostos à luz solar.
As nuvens foram então rastreadas para medir os ventos e o fluxo de partículas à medida que os pontos brilhantes se dispersavam.