"A pedido da OTAN, o Ministério da Defesa vai instalar o sistema THAAD dos EUA na Romênia neste verão para apoiar a defesa antimísseis da OTAN", relata o comunicado emitido pelo Comando Europeu dos EUA.
Segundo o comunicado, o 32º Comando da Defesa Aérea e de Mísseis da 69ª Brigada de Artilharia Antiaérea do Exército dos EUA, estacionado no Texas, será integrado no sistema de defesa antimíssil da OTAN existente "pelo período limitado de trabalhos técnicos planejados e de modernização do sistema de defesa antimíssil Aegis Ashore na Romênia este verão".
Além disso, planeja-se fortalecer o grupo de sistemas de defesa antimísseis dos EUA na Coreia do Sul. Os EUA e a Coreia do Sul concordaram em implantar o sistema THAAD em julho de 2016, após cinco meses de negociações. Formalmente isso ocorre sob pretexto da ameaça da Coreia do Norte, apesar de Pyongyang ter desistido de realizar testes nucleares. De acordo com o Departamento de Defesa da Coreia do Sul, o alcance operativo do THAAD não excede 200 quilômetros.
Moscou opõe-se à instalação do sistema de defesa antimíssil americano. O Ministério das Relações Exteriores declara que o THAAD ameaça a Rússia e a China. A mesma posição é tomada por Pequim.