Brasil e Rússia firmaram um acordo de intenções visando a cooperação e o intercâmbio cultural sobre a participação dos dois países na Segunda Guerra Mundial. A parte brasileira assinou hoje o documento que será levado a Moscou para ser assinado pela parte russa durante as comemorações da vitória dos aliados.
O vice-presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB e presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, Israel Blajberg, contou à Sputnik Brasil sobre a viagem que uma comitiva brasileira da associação de veteranos fará à Rússia entre os dias 6 e 16 de maio.
"Nós estamos fazendo um protocolo de intenções, que são parcerias com as entidades russas de veteranos, e eles já estiveram aqui no ano passado no Dia da Vitória, e esse ano nos convidaram para retribuir a visita e assistir o desfile na Praça Vermelha", disse Blajberg, que irá chefiar a delegação brasileira.
De acordo com ele, o protocolo de intenções assinado entre os dois países prevê a realização do Dia do Brasil no Museu da Grande Guerra Patriótica, que vai constar de filmes, exposição, livros sobre o Brasil. "Será uma série de atividades de intercâmbio com as associações russas", comenta.
De acordo com Blajberg, o protocolo de intercâmbio cultural é importante para que a história da participação do Brasil e da Rússia na Segunda Guerra Mundial e na luta contra nazifascismo seja mais conhecida.
"Hoje em dia isso está sendo esquecido e até negado, como por exemplo o Holocausto. Tem muita gente que nega o Holocausto, mas isso é um absurdo. Precisamos manter essa bandeira levantada da luta contra o nazifascismo, da luta contra o Holocausto, pra que isso nunca mais se repita", completa Israel Blajberg.