De alcance superlongo e propulsão anaeróbica: drone subaquático russo será testado em 2021

© Sputnik / Ilya Timin / Acessar o banco de imagensCosta do mar Branco, Rússia
Costa do mar Branco, Rússia - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os testes do primeiro submarino não tripulado Sarma, de alcance superlongo e destinado a operar na Rota Marítima do Norte, estão programados para 2021 no mar Branco, comunicou à Sputnik o vice-diretor-geral da Fundação de Investigações Avançadas, Igor Denisov.

"Vamos nos aproximar por etapas do teste de controle nos mares do norte. A primeira fase dos testes preliminares está prevista para 2021 no mar Branco", disse Denisov.

De acordo com Denisov, a etapa de desenho técnico está sendo finalizada, devendo a produção do protótipo começar em julho. Em 2022-2023 o veículo deverá percorrer toda a Rota Marítima do Norte, superando 10 mil quilômetros debaixo do gelo.

"O teste de controle planejado implica a demonstração da capacidade do dispositivo de viajar dez mil quilômetros sem emergir e sem usar o motor atômico. A autonomia é calculada por cerca de três meses. O dispositivo é feito em um design modular", acrescentou.

Drone sobrevoa gelo (imagem referencial) - Sputnik Brasil
'Pesadelo voador': Rússia desenvolve drone com espingarda (VÍDEO)
Segundo foi anunciado antes, o objetivo dos engenheiros do projeto é dotar o aparelho de propulsão anaeróbica, independente do ar, mais econômica e ecológica do que um motor nuclear e que permitirá ao veículo percorrer distâncias muito longas.

O drone é desenhado para garantir a segurança de navegação na Rota Marítima do Norte e realizar missões de pesquisa sísmica marítima.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала