Especialistas seguem em busca de metano em Marte

CC BY 2.0 / Kevin Gill / MarsMarte (foto de arquivo)
Marte (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Recentemente, um rover confirmou presença do metano na superfície do Planeta Vermelho, criando um intrigante mistério, já que em uma recente missão nada foi encontrado.

Inicialmente, os pesquisadores esperavam que o Trace Gas Orbiter (TGO), que percorre sobre Marte, seria capaz de extrair porções de metano, que pode ser uma indicação que há ou havia vida em Marte.

O gás metano, que geralmente é produzido por organismos vivos na Terra, foi descoberto por diversas vezes na superfície do Planeta Vermelho e em sua atmosfera, contudo, o TGO não obteve sucesso ao tentar detectá-lo, mesmo utilizando sensores de última geração a bordo que permitem encontrar rastros de metano em baixos níveis.

"As medições que fizemos são surpreendentes. O metano detectado anteriormente pelo telescópio baseado no solo, a nave espacial Mars Express da ESA e o rover Curiosity da NASA parece ter desaparecido", afirmou Manish Patel, da Universidade Open, que está encarregado pela análise química Nomad no TGO.

Um aumento nos níveis de metano em Marte foi detectado em junho de 2013, quando foi localizado um "pico" na região próxima da cratera Gale, com uma formação de 154 quilômetros de largura localizada ao longo da linha do equador de Marte e que se acredita ser um lago seco.

Marte - Sputnik Brasil
Cientistas descobrem 'superbactéria' capaz de teoricamente sobreviver em Marte
Além disso, outros resultados do TGO, publicado na revista Nature, relatou o impacto de uma impressionante tempestade de poeira que cobriu o Planeta Vermelho.

A sonda ExoMars é uma missão da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Corporação Estatal de Atividades Espaciais da Rússia (Roscosmos).

"Essa informação publicada é a primeira de muitas em nossa missão para descobrir os mistérios do Planeta Vermelho. Os resultados para ambas as respostas, e criam novas questões, pavimentam o caminho para mais descobertas excitantes do rover Rosalind Franklin, que deve ser lançado no próximo ano", afirma a chefe da exploração espacial britânica, Sue Horne.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала