Trump voltou ao Twitter mais uma vez nesta sexta-feira para dizer que estava pensando em colocar imigrantes ilegais em "cidades-santuários", pois, segundo o presidente dos EUA, os democratas não estavam dispostos a mudar as "as perigosas leis de imigração" dos EUA.
Even the Democrats now say that our Southern Border is a Crisis and a National Emergency. Hopefully, we will not be getting any more BAD (outrageous) court decisions!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 12 de abril de 2019
Mais cedo na sexta-feira, o secretário interino da Defesa, Patrick Shanahan, disse aos jornalistas que o Departamento de Defesa não recebeu nenhum pedido para que os militares dos EUA forneçam mais apoio à fronteira dos Estados Unidos com o México, mas ele teria antecipado esse problema e já estaria preparado.
Em março, o presidente dos EUA, Donald Trump, declarou estado de emergência nacional e exigiu o valor de US$ 32,5 bilhões em fundos para a segurança das fronteiras no ano fiscal de 2020, incluindo US $ 8,6 bilhões para a construção de um muro na fronteira com o México. Trump insistiu que o muro seria necessário para impedir que criminosos e terroristas entrem nos Estados Unidos.
Mais recentemente, Trump ameaçou impor tarifas sobre carros mexicanos importados para os Estados Unidos, se o México não dissuadir os imigrantes ilegais que atravessam seus territórios, e também ameaçou fechar a fronteira sul.