De acordo com uma recente investigação, levada a cabo por um grupo de especialistas do Aquário da Baía de Monterrey, nos EUA, e publicada no portal Nature Scientific Reports, são as orcas quem realmente apavoram os tubarões.
Durante o experimento, os investigadores americanos analisaram quatro encontros entre tubarões-brancos e orcas que aconteceram entre 2006 e 2013 na ilha de Southeast Farallon, a oeste da costa de São Francisco, EUA. Eles repararam que os tubarões abandonam a ilha cada vez que as orcas chegam lá e não regressam por um período de até um ano.
Por sua parte, o encarregado do estudo, Salvador Jorgensen, disse que "os tubarões abandonam imediatamente o seu local de caça, mesmo quando as orcas apenas passam lá perto".
Os cientistas sublinham que a descoberta pode contribuir para melhor compreender as interações entre os predadores marinhos no oceano, que ainda não foram bem estudadas. Todavia, os investigadores salientam que ainda não se sabe se as orcas caçam tubarões ou se se trata de uma luta pelos elefantes-marinhos.
"Penso que isto demonstra que as cadeias alimentares nem sempre são lineares", explicou Jorgensen, sublinhando que "as chamadas interações laterais entre os predadores de nível superior são bem estudadas em terra, mas são mais difíceis de documentar no oceano."