"As imagens de satélite do complexo norte-coreano de investigação nuclear em Yongbyon que [a empresa] DigitalGlobe obteve no dia 12 de abril mostram a presença de cinco vagões ferroviários especializados, próximos da instalação de enriquecimento de urânio e do laboratório de radioquímica", ressaltaram Joseph Bermudez e Victor Cha, do projeto Beyond Parallel.
NEW from @BeyondCSISKorea: Five specialized rail cars associated with the movement of radioactive material have been identified at North Korea's Yongbyon Nuclear Research Facility.
— CSIS (@CSIS) 16 de abril de 2019
Read the report: https://t.co/4bZVbnzNZU pic.twitter.com/juungHIn8Y
Cinco vagões especializados associados ao transporte de material radioativo foram identificados no complexo nuclear de Yongbyon, na Coreia do Norte.
"No passado, estes vagões especializados estiveram associados ao transporte de material radioativo ou a campanhas de reprocessamento. A atividade atual […]não exclui sua possível participação na dita atividade, seja antes ou depois de uma campanha de reprocessamento", comentam os analistas.
A segunda reunião entre os dois líderes ocorreu em fevereiro deste ano, mas terminou repentinamente, sem um acordo entre as partes. Contudo, a Casa Branca afirma que ambos pretendem manter as reuniões no futuro.
Além disso, na semana passada, Kim Jong-um expressou sua disposição de retomar o diálogo com o presidente dos EUA, Donald Trump, sobre a desnuclearização, sempre que os EUA assumam "uma atitude correta", além de anunciar que Pyongyang irá esperar "pacientemente" até o final deste ano.