Resultado na Finlândia mostra avanço da extrema-direita antes de eleições na Europa

© flickr.com / European Union 2016 - European ParliamentParlamento Europeu, em Estrasburgo
Parlamento Europeu, em Estrasburgo - Sputnik Brasil
Nos siga no
O forte desempenho da extrema-direita nas eleições na Finlândia mostrou a força dos partidos anti-imigrantes em todo o continente, pouco mais de um mês antes das eleições para o Parlamento Europeu.

O Partido dos Finlandeses mais do que dobrou seus assentos sob a liderança do nacionalista Jussi Halla-aho, na votação do último domingo.

Foram necessários 17,5% dos votos, logo atrás dos social democratas, que chegaram em primeiro com 17,7% — o que pode dificultar para o líder social democrata Antti Rinne formar um governo que exclua a extrema-direita.

A extrema-direita fez novos ganhos recentemente em países da União Europeia (UE), da Estônia à Espanha, além de suas bases fortes em nações como França, Alemanha e Itália.

Eleição na Finlândia. - Sputnik Brasil
Partido Social-Democrata vence eleição parlamentar na Finlândia

Os eleitores europeus devem escolher um novo Parlamento nas eleições de 23 a 26 de maio, e ganhos para a extrema-direita seriam um novo golpe para os líderes estabelecidos do bloco depois da crise causada pelo Brexit.

Identidade e imigração são a "força motriz" por trás do voto populista na Europa, avaliou o pesquisador francês Jean-Yves Camus, especialista em extrema-direita, em entrevista à Agência AFP.

"Há uma crise real da democracia representativa que está sendo desafiada pela democracia direta", pontuou.

Ele disse que Hallo-aho dirigiu seu partido em uma direção muito mais radical do que seu antecessor, Timo Soini, que se conformava mais ao modelo de um conservador nacional europeu.

"Houve radicalização dentro do Partido dos Finlandeses", acrescentou Camus.

Goran Djupsund, professor de ciência política na Universidade Abo Akademi, na Finlândia, observou que nenhum partido na eleição ultrapassou a marca de 20%: um sinal de crescente fragmentação na política.

O partido do primeiro-ministro Juha Sipila foi relegado para o quarto lugar.

"É um fenômeno que estamos compartilhando com o resto da Europa", analisou Djupsund.

'Contágio'

Após as eleições inconclusivas de março na Estônia, o primeiro-ministro Juri Ratas está em negociações de coalizão com o partido EKRE, de extrema-direira e anti-EU, e os conservadores do Isamaa para se agarrarem ao poder.

E o partido anti-imigração Vox surpreendeu observadores na Espanha no ano passado com um forte desempenho nas eleições regionais da Andaluzia, ajudando a empurrar os socialistas para fora do poder na região.

Halla-aho, uma figura de fala mansa, cuja personalidade pública calma esconde suas obras escritas, criticando severamente o Islã e a migração, ecoou seus colegas de extrema-direita em toda a Europa durante sua campanha.

French National Front president Marine Le Pen, left, hugs Italy's Northern League leader Matteo Salvini during the Europe of Nations and Freedom movement meeting in Milan, Italy, Thursday, Jan. 28, 2016 - Sputnik Brasil
Salvini e Le Pen prometem grande evento da direita antes das eleições da UE

Ele destacou a importância da identidade particular da Finlândia, criticou a imigração e denunciou a "histeria climática", dizendo que a pressão para parar o aquecimento global está "destruindo a economia e a indústria finlandesa".

Tais temas saíram diretamente da ideologia do partido de extrema-direita Alternativa para Alemanha (AfD), que repetidamente denuncia o preço da interrupção do aquecimento global.

O Partido dos Finlandeses poderia tornar-se aliados próximos dos líderes de extrema-direita mais conhecidos da Europa, como Matteo Salvini na Itália e Marine Le Pen na França, criando potencialmente um bloco poderoso no novo parlamento da UE.

A Frente Nacional de Le Pen (FN) foi rápida em elogiar o forte desempenho do Partido dos Finlandeses.

"Após o recente sucesso dos partidos patrióticos na Estônia e na Espanha, os ótimos resultados do Partido Finlandês confirmaram a dinâmica em nível continental em favor dos partidários de uma Europa de nações livres e orgulhosas", ponderou Nicolas Bay, Front legislador nacional no Parlamento Europeu.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала