Assessor de Trump afirma que EUA continuam se apoiando na Doutrina Monroe

© AP Photo / Susan WalshJohn Bolton na Casa Branca.
John Bolton na Casa Branca. - Sputnik Brasil
Nos siga no
O assessor de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton, confirmou que a Doutrina Monroe, adotada por Washington no final do século XIX e resumida na frase "A América para os americanos", continua a ser seguida pelos dirigentes do seu país.

"Hoje proclamamos com orgulho para que todos ouçam: a Doutrina Monroe está viva e de boa saúde", disse Bolton, citado pela edição Observer

Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, em Caracas - Sputnik Brasil
Maduro: Banco Central da Venezuela superará sanções dos EUA
Estabelecido em 1823 durante a presidência de James Monroe, este princípio da política exterior dos EUA buscava inicialmente fazer frente a todo o colonialismo europeu no continente americano. 

Com o passar do tempo, o princípio foi adquirindo um tom imperialista, justificando a intervenção nos assuntos dos países latino-americanos.

"O declínio do socialismo chegou ao nosso hemisfério […] Vamos precisar da ajuda de vocês nos próximos dias. Devemos todos rejeitar as forças do comunismo e do socialismo neste hemisfério, e neste país", afirmou Bolton durante um discurso na Associação de Veteranos da Baía dos Porcos na cidade de Miami, sudeste dos EUA.

A invasão da Baía dos Porcos, organizada em 1961 com o apoio dos EUA, tinha como objetivo derrubar o governo de Fidel Castro em Cuba, mas acabou por falhar. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала