A Administração Federal de Aviação dos EUA (AFA) e o National Transportation Safety Board (NTSB), organização responsável pela investigação de acidentes de transporte, iniciaram uma investigação de um acidente que envolveu um avião particular, ocorrido na segunda-feira (22).
Segundo informações apuradas, o piloto morreu no acidente, destruindo a aeronave, uma peça única na história da aviação.
A AFA revelou em declarações que o avião não destruiu nada no local onde caiu mas ele próprio ‘sofreu um dano substancial', queimando de imediato a terra onde embateu. Os bombeiros apagaram o incêndio que surgiu na sequência do acidente.
#Norco Update: RSO can confirm that the Coroner’s Bureau is at the scene and assisting with the fatal plane crash. Unknown number of occupants on the plane. No other details available to release at this time. https://t.co/zV2QBLqx0n
— Riverside County Sheriff PIO-West (@RSOPIOWest) 22 de abril de 2019
A polícia confirma a chegada dos médicos legistas ao local para ajudar no acidente fatal do avião. O número de ocupantes da aeronave é desconhecido. Nenhum outro detalhe está disponível para divulgação neste momento.
As autoridades ainda têm que apurar as informações sobre a identidade do piloto, no entanto o avião foi imediatamente identificado como sendo o último aparelho Northrop N-9M. É um caça bombardeiro com envergadura de 18 metros e era um avião de testes na Força Aérea dos EUA durante o desenvolvimento dos bombardeiros pesados XB-35 e YB-35.
Embora tivessem sido construídos 4 aviões deste modelo, todos eles, exceto um, foram desmantelados à medida que o desenvolvimento dos bombardeiros pesados progredia.
De acordo com The Drive, a aeronave foi comprada pelo museu aeronáutico Planes of Flames em 1982 e passou por um longo processo de restauração, sendo uma presença bastante regular no Chino Airshow a partir de 1993.
Different angle of the plane crash..looks like it nose dived or hit hard enough to crack the concrete. No word on the pilot or any injuries on the prison yard @FOXLA @CACorrections pic.twitter.com/5ldapv9NMc
— Lisette_g (@lisetteg) 22 de abril de 2019
[..]Parece que embateu com o nariz com força suficiente para quebrar o betão. Não se sabe nada sobre o piloto ou danos no pátio da prisão.
Em uma entrevista ao canal americano ABC 7, Susan Fracol, uma amiga da família do piloto que foi testemunha do acidente, disse que o piloto tinha bastante experiência e também tinha conhecimento de reparações de aeronaves.
"O avião mergulhou à esquerda, depois à direita, e embateu com o nariz no solo — causando uma explosão''. Fracol disse que o piloto estava treinando para o próximo espetáculo aéreo que irá se realizar em 4 de maio.
Este acidente fatal acontece poucos dias após um outro semelhante, que levou a vida de um homem de 48 anos que viajava de avião a uma velocidade de 128 km/h a uma altitude de 4.5 metros do solo.