- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

CCJ aprova relatório da reforma da Previdência com 48 votos a favor e 18 contra

© Foto / Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência BrasilComissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados durante reunião do colegiado destinada a votar o parecer do relator Marcelo Freitas sobre a reforma da Previdência.
Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados durante reunião do colegiado destinada a votar o parecer do relator Marcelo Freitas sobre a reforma da Previdência. - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados votou pela aprovação do relatório do deputado Marcelo Freitas (PSL-MG) sobre a reforma da Previdência, favorável ao projeto apresentado. O parecer do relator foi aprovado com 48 votos a favor e 18 contra.

A aprovação veio após mais de 9 horas de discussões na CCJ com diversos pedidos de adiamento da sessão negados. Além de debates em torno do teor da reforma da previdência, os deputados presentes engajaram-se em discussões acaloradas, acusações sobre o estado da economia do país, críticas ao presidente Jair Bolsonaro e também aos governos anteriores.

Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Governo cede e admite alterar texto da reforma da Previdência pela aprovação na CCJ
A oposição, formada por partidos como PT, PCdoB, PDT e PSOL, levou à CCJ uma estratégia para tentar atrasar a reforma e ganhar tempo para a articulação de votos. Entre os principais argumentos da oposição estava a sigilo do governo sobre os dados que embasaram a proposta de reforma.

A proposta ainda continuará sendo discutida em comissões e, uma vez admitida pela CCJ, irá à Comissão Especial da Câmara.

A PEC 6/2019, da reforma da Previdência, é a principal aposta do Planalto desde o início do governo e já garantiu disputas com a Câmara, liderada por Rodrigo Maia. O governo acredita que a reforma economizará R$ 1 trilhão de reais em dez anos, garantindo equilíbrio nas contas públicas. Já a oposição baseia sua crítica nos pontos propostos, como o aumento da idade mínima para a aposentadoria e também do tempo de contribuição.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала