Presidente filipino promete declarar guerra ao Canadá após denunciar 'tráfico de lixo'

© REUTERS / CZAR DANCELO presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte (foto de arquivo)
O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente das Filipinas ameaçou declarar guerra ao Canadá caso o país não recolhesse imediatamente toneladas de lixo enviadas ilegalmente às ilhas asiáticas para descarte. Prática é ilegal e viola regulações internacionais.

"Eu dou um aviso para o Canadá, talvez na próxima semana, é melhor resolver essas coisas ou vou velejar para o Canadá, vou jogar seu lixo lá", disse o presidente, citado pelo portal Rappler, acrescentando que declararia guerra contra o estado norte-americano se não houvesse resposta.

Ele também aconselhou o Canadá a se preparar para receber o lixo. O presidente também ordenou às caminhonetes que deixassem o lixo perto da embaixada canadense em Makati. Duterte também ameaçou demitir funcionários da alfândega responsável por autorizar a entrada de lixo canadense no país.

Recentemente, as Filipinas atacaram o Canadá, dizendo que os importadores privados vêm contrabandeando toneladas de lixo canadense para as Filipinas há vários anos. Enfrentando protestos de ambientalistas, o Canadá, no entanto, se recusou a receber de volta o material, justificando-se ao dizer que é incapaz de forçar uma empresa privada a recolher o lixo.

O material descartado supostamente consistiria em fraldas usadas para adultos, jornais, garrafas de plástico e sacos. A prática violou partes da Convenção da Basileia sobre o Controle de Movimentos Transfronteiriços de Resíduos Perigosos e seu Depósito, um tratado de 30 anos que impede que países enviem resíduos perigosos para o mundo em desenvolvimento sem o consentimento do governo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала