Foram encontrados os destroços de um navio mercante australiano afundado há 77 anos depois de ser torpedeado por um submarino japonês durante a Segunda Guerra Mundial, conforme o jornal The Guardian.
“Um acontecimento de importância nacional”, destacam os especialistas. O navio Iron Crown transportava minério de ferro para Nova Gales do Sul quando foi atingido por um torpedo japonês no estreito de Bass, ao largo de Vitória.
Foi preciso apenas um minuto para que o navio australiano afundasse no Índico em junho de 1942, provocando a morte de 38 dos 43 tripulantes.
O navio de quase cem metros foi localizado com a ajuda de sonares e de uma câmera suspensa especial, e estava na posição vertical e relativamente intacto.
Para o arqueólogo Peter Harvey, “encontrar o local onde repousam os destroços do navio vai trazer tranquilidade aos familiares daqueles que morreram no naufrágio”.
Os mergulhadores não podem alcançar o navio, que está a 700 metros de profundidade, então, o navio de pesquisa Investigator, da Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO), utilizou sua tecnologia para capturar uma visão de perto da estrutura do navio e mapear a área.
“Nós mapeamos a área e varremos o fundo do mar utilizando o sonar, mas também obtivemos muitas imagens próximas da estrutura do navio utilizando uma câmera suspensa. Isso vai nos permitir criar uma imagem composta da área para auxiliar nas futuras pesquisas para sua conservação e gerenciamento”, afirmou Emily Jateff, cientista chefe do projeto.
Entre junho de 1942 e junho de 1943, 13 submarinos da marinha japonesa operaram nas águas da costa leste da Austrália e foram responsáveis por 22 afundamentos de navios aliados, resultando na morte de aproximadamente 200 pessoas.