Putin deve discutir retomada da negociação nuclear multilateral com Kim Jong-un

© Sputnik / Mikhail Kliementiev / Acessar o banco de imagensPresidente russo, Vladimir Putin, parabenizando os cidadãos russos pelo Ano Novo
Presidente russo, Vladimir Putin, parabenizando os cidadãos russos pelo Ano Novo - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, deve sugerir ao líder norte-coreano Kim Jong-un que retome as negociações nucleares nesta terça-feira (23), informou a mídia japonesa, citando uma fonte anônima do governo russo.

O assessor do Kremlin, Yury Ushakov, disse que Putin e Kim realizarão um encontro em 25 de abril na cidade de Vladivostok, no leste da Rússia. Ushakov observou que as conversas se concentrariam em uma solução política e diplomática para o problema nuclear da península coreana.

Kim Jong-un, líder de Corea del Norte - Sputnik Brasil
Cúpula entre Putin e Kim acontece em Vladivostok nesta quinta-feira, diz o Kremlin
No início do dia, a Agência Central de Notícias da Coreia informou que o líder norte-coreano já havia partido para sua visita à Rússia. Seu trem blindado deve chegar em Vladivostok ainda esta noite.

De acordo com a emissora NHK, o governo russo pretende aumentar seu papel no processo de desnuclearização da península coreana. A Rússia também notificou os Estados Unidos e a China sobre seus planos.

A Coreia do Norte declarou-se uma potência nuclear em 2005. China, Japão, Rússia, Coreia do Sul e Estados Unidos participaram de negociações de desnuclearização com o país entre 2003 e 2009 no que foi chamado de Negociações de Seis Partes até que Pyongyang decidiu se retirar das negociações.

O Conselho de Segurança da ONU adotou uma série de resoluções em uma tentativa de fazer a Coreia do Norte abandonar suas aspirações nucleares e voltar a engajar-se em um diálogo de desnuclearização com a comunidade global.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала