Nesta quarta-feira, Donald Trump afirmou em sua conta no Twitter que tropas mexicanas ameaçaram com armas os membros da Guarda Nacional norte-americana. Por esse motivo, o presidente norte-americano afirmou que pretende enviar "soldados armados" para a fronteira com o México.
"Vamos analisar esse incidente, vamos levar em conta o que ele (Trump) está indicando, e vamos agir de acordo com a lei, dentro da estrutura da nossa soberania, mas o mais importante é dizer que não vamos lutar com o governo dos Estados Unidos ", disse López Obrador durante uma entrevista coletiva, ao comentar as declarações do seu colega dos Estados Unidos.
"Não vamos cair em nenhuma provocação. Digo ao presidente Donald Trump que queremos manter um relacionamento respeitoso e amigável com seu governo", acrescentou AMLO.
"Assim como temos feito por vários meses, vamos continuar a agir para manter relações cordiais e positivas com o Governo e o povo dos Estados Unidos", destacou o chefe de Estado.
O governo de Donald Trump está realizando uma campanha de combate à imigração ilegal do território mexicano, e tem ameaçado fechar a fronteira sul ou impor tarifas sobre carros mexicanos importados para o país.
Uma das principais promessas eleitorais de Trump foi a construção de um muro na fronteira com o México.