A informação foi divulgada pelo Departamento do Tesouro por comunicado nesta quarta-feira.
"Hoje, o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro dos EUA (OFAC) focou ainda mais as operações comerciais globais do Hezbollah ao designar dois indivíduos e três entidades atuando como canais para esquemas de evasão de sanções", disse o comunicado.
A OFAC também designou a Voltra Transcor Energy BVBA, a OFFISCOOP NV — ambas sediadas na Bélgica — e a BSQRD, sediada no Reino Unido, por pertencer ou ser controlada por Wael Bazzi, acrescentou o comunicado.
As empresas ajudaram o Hezbollah a evitar sanções com práticas que incluem o acesso ao sistema financeiro formal, usando membros da família como representantes, de acordo com o comunicado.
No início desta semana, os Estados Unidos anunciaram uma recompensa de até US$ 10 milhões por informações que levem à interrupção das redes financeiras do Hezbollah, segundo autoridades.
O Hezbollah foi fundado nos anos 80 como uma organização paramilitar e política originária da população xiita do Líbano. O grupo inicialmente visava acabar com a ocupação de Israel no sul do país.