O incêndio, seguido do desastre, liberou uma nuvem radioativa que se alastrou por várias regiões. A cidade de Pripyat foi evacuada, e a zona de exclusão permanece até hoje, atraindo turistas de todo o mundo.
O número de pessoas afetadas pela contaminação é controverso. Relatórios das Nações Unidas estimam que 4 mil pessoas morreram ou vão morrer pela exposição, enquanto o Greenpeace fala em 200 mil vítimas diretas ou indiretas.

1/18
© Sputnik / Igor Kostin
Helicópteros descontaminam edifícios da usina nuclear de Chernobyl após o acidente na Ucrânia.

Grupo de liquidadores se preparando para subir ao telhado da usina nuclear de Chernobyl após o acidente ocorrido em 26 de abril de 1986 na cidade de Pripyat, na Ucrânia.

Militares que trabalham no equipamento de um heliporto durante a liquidação das consequências da catástrofe de Chernobyl, na Ucrânia, ocorrida em 26 de abril de 1986.

Ruptura da parede de emergência do 4º bloco energético da usina nuclear de Chernobyl, na cidade de Pripyat, Ucrânia.

Descontaminação da usina nuclear de Chernobyl, onde ocorreu o acidente radioativo em 26 de abril de 1986 na cidade ucraniana de Pripyat.

Descontaminação da usina nuclear de Chernobyl após acidente em 26 de abril de 1986 na cidade ucraniana de Pripyat.

Funcionários de comunicação do 4º bloco energético da usina nuclear de Chernobyl, onde ocorreu o acidente em 26 de abril de 1986.

Especialistas nucleares são enviados para a usina nuclear de Chernobyl para eliminar as consequências do acidente ocorrido na cidade ucraniana de Pripyat.

Carro sendo descontaminado em um ponto especialmente criado, após sair da zona do desastre de Chernobyl, na Ucrânia.

Grupo do capitão V. Bobrov, que fez o reconhecimento de radiação da usina nuclear de Chernobyl na cidade de Pripyat, Ucrânia.

Operação no território da usina nuclear de Chernobyl após o acidente na cidade de Pripyat, Ucrânia.

Evacuados da aldeia de Mashev na região de Chernobyl se hospedam em fazenda logo após o acidente nuclear na cidade ucraniana de Pripyat.

Helicóptero efetua descontaminação no edifício da usina nuclear de Chernobyl após a catástrofe ocorrida em 26 de abril de 1986, na Ucrânia.

Vista da usina nuclear de Chernobyl a partir do 4ª reator, na cidade ucraniana de Pripyat, em 26 de abril de 1986 .

Chefe de voo, major A. Babich, após acidente na usina nuclear de Chernobyl, na cidade ucraniana de Pripyat.

Equipamento militar descontaminado na zona do acidente na usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia.

Membros do departamento responsável pela descontaminação da usina nuclear de Chernobyl, na cidade ucraniana de Pripyat.

Químicos dosimétricos na usina nuclear de Chernobyl logo após o acidente radioativo que ocorreu em 26 de abril de 1986 na Ucrânia.
