A informação foi divulgada pelo Fundo Russo de Investimentos Diretos (RFPI, na sigla em russo) através de um comunicado divulgado nesta sexta-feira (26).
"O fundo foca principalmente no investimento em projetos estrategicamente importantes na Rússia e na China em igual proporção, colocando-se como o primeiro e mais importante exemplo de implementação de cooperação regional entre dois países (região de Moscou, extremo-leste e nordeste da China). Para projetos chineses, será dado maior foco a projetos relacionados com a Nova Rota da Seda e outros setores em perspectiva", diz o comunicado.
"Os lados identificaram áreas prioritárias para cooperação e estão estudando oportunidades de investimento em recursos naturais, serviços financeiros, setores da indústria e saúde. "Os lados também terão foco no suporte da estratégia de Estado russa para o desenvolvimento de tecnologia e investimentos", acrescenta o comunicado.
O diretor-geral do RFPI, Kirill Dmitriev, aponta que a criação do fundo será importante para o futuro das relações entre China e Rússia.
"O fundo vai engajar-se na implementação de projetos de investimento estrategicamente importantes, focados na Distrito Federal Central, no extremo-leste da Rússia e na porção nordeste da China. O fundo promoverá ativamente o fortalecimento de laços econômicos a nível inter-regional, através do uso de moedas nacionais em todos os acordos. O Fundo Regional Rússia-China RMB é virtualmente o primeiro fundo RMB [yuan] ativo focado na Rússia e na China. É um dos mais importantes exemplos de cooperação regional entre os dois países", disse Dmitriev.
A medida também foi aclamada pelo co-CEO e presidente do RCIF, Bing Hu, que declarou:
"O Fundo Regional China-Rússia RMB é um exemplo marcante do desenvolvimento produtivo da cooperação bilateral regional. É especialmente importante que o fundo seja formado em RMB, o que reduzirá o risco da troca estrangeira entre RMB e RUB através de outras moedas. Nós estamos satisfeitos que o RCIF participou no início deste fundo e damos boas-vindas a novos parceiros conforme os dois países continuam a desenvolver sua cooperação regional."
A criação do fundo de cooperação foi anunciada durante o Fórum Nova Rota da Seda 2019.