Um avião militar russo fez um voo de observação sobre instalações estratégicas de armazenamento de armas nucleares e químicas no sudoeste dos Estados Unidos, informou o portal The Drive citando o FlightRadar24, um aplicativo de monitoramento de tráfego aéreo em tempo real.
O voo do Tu-214ON, que passou pelo oeste do Texas, Novo México e Colorado, sobrevoou o Fort Bliss, o Campo de Teste de Mísseis de White Sands, o Pueblo Chemical Depot, a Base Aérea de Kirtland e os Laboratórios Nacionais de Los Alamos, lugar de nascimento do programa nuclear norte-americano.
As part of the Treaty on Open Skies, governments conduct scheduled observation flights over military installations in foreign countries. This week, the Russian Air Force is flying over the US for the first time with a Tu-214ON. Follow the current flight at https://t.co/5wCLowVab2 pic.twitter.com/aB4cLR840z
— Flightradar24 (@flightradar24) 26 de abril de 2019
Como parte do Tratado de Céus Abertos, os governos efetuam voos de observação planejados sobre instalações militares em países estrangeiros. Esta semana, um Tu-214ON da Força Aeroespacial da Rússia sobrevoa, pela primeira vez, o território dos EUA
O Tratado de Céus Abertos foi assinado em 1992 pelos países da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE). Conforme o tratado, os signatários podem realizar voos de reconhecimento sobre os territórios de outros países integrantes e recolher informações sobre as suas tropas.