Para aumentar sua capacidade de eliminar grandes alvos terrestres, a Força Aérea da índia (IAF) e a DRDO [Organização de Pesquisa e Desenvolvimento da Defesa] planejam testar a versão aérea do míssil supersônico de cruzeiro BrahMos na próxima semana, utilizando um caça Su-30MKI.
Com a utilização do míssil, as aeronaves não precisariam nem mesmo de atravessar as fronteiras para atingir os inimigos, segundo o portal NDTV.
“Está previsto um teste do míssil para a semana que vem, no sul do país, para provar sua integração com o caça Su-30”, afirmaram as fontes.
Durante os ataques aéreos de Balakot, a IAF utilizou mísseis Spice-2000 lançados de um caça Mirage 2000 para atingir o acampamento de Jaish-e Mohammed (JeM) no Paquistão.
Caso a disponibilidade do míssil BrahMos seja confirmada, a IAF seria capaz de atingir alvos similares a pelo menos 150 quilômetros.
O míssil foi testado pela primeira vez em 2018, tendo sido lançado de uma aeronave Su-30MKI utilizando a gravidade. Posteriormente, o motor de dois estágios foi acionado e impulsionou o míssil até o alvo pretendido.