Suthida, de 40 anos, ex-comissária de bordo e oficial da Thai Airways, foi nomeada vice-comandante da guarda doméstica do rei em 2014. A imprensa tailandesa especulou sobre a natureza de seu relacionamento com o monarca desde o divórcio do monarca com sua então esposa, Srirasmi Suwadee, em 2014.
His Majesty King Maha Vajiralongkorn Bodindradebayavarangkun has announced his marriage to Gen Suthida Vajiralongkorn na Ayudhya, who is now known as Queen Suthida, according to a royal statement.
— Richard Barrow 🇹🇭 🇬🇧 (@RichardBarrow) 1 мая 2019 г.
♦️ New queen named https://t.co/eELpSKzQKI #Thailand #ThaiCoronation pic.twitter.com/Ay2uEdXSzs
Suthida tornou-se comandante da Unidade de Operações Especiais da Guarda do Rei e promovida ao posto de general em dezembro de 2016, pouco depois da ascensão de Vajiralongkorn ao trono. O cargo a outorgou a patente real de Than Phu Ying ("Alta Dama").
Vajiralongkorn assumiu o trono há dois anos, após a morte de seu pai, o rei Bhumibol Adulyadej, que governou a Tailândia de 1946 até sua morte em 2016.
#THAILANDIA. NUOVA REGINA
— Asiablog.it (@Asiablog_it) 1 мая 2019 г.
Re Vajiralongkorn, che sarà incoronato formalmente il prossimo lunedì, ha formalmente proclamato regina la sua quarta moglie, Suthida, da lui sposata da poco. La donna è una ex assistente di volo della Thai Airways. pic.twitter.com/TZCXcpuaZ9
O rei e sua noiva participarão no sábado de uma generosa cerimônia de coroação orçada em US$ 31 milhões. Cerca de 150 mil pessoas esperadas para assistir à coroação pública na praça de Sanam Luang, em frente ao Grande Palácio, em Bangkok. A cerimônia formal acontece na segunda-feira.
Vajiralongkorn casou-se e divorciou-se três vezes antes do seu casamento com Suthida. Ele é pai de sete filhos. Acredita-se também que ele seja o monarca mais rico do mundo: a Business Insider estima que a coroa tenha ativos que valem na casa dos US$ 30 bilhões.