Pompeo afirmou que os EUA estão juntos com o povo venezuelano na sua busca por "liberdade e democracia". De acordo com ele, Washington servirá como parceiro do Estado latino-americano "a cada passo do caminho".
"Minha mensagem ao povo venezuelano é clara: os Estados Unidos estão firmemente com você em sua busca por liberdade e democracia. Sua bravura e voz colocarão a Venezuela no caminho da liberdade e da prosperidade, e nos uniremos a vocês a cada passo do caminho", disse Pompeo em mensagem de vídeo divulgada pelo Twitter.
My message to the Venezuelan people is clear: the United States stands firmly with you in your quest for freedom and democracy. Your bravery and voices will put Venezuela on the path to liberty and prosperity, and we will partner with you every step of the way. #EstamosUnidosVE pic.twitter.com/poznzEPKYR
— Secretary Pompeo (@SecPompeo) 4 de maio de 2019
"A hora da transição é agora", acrescentou o secretário de Estado norte-americano.
Em 30 de abril, o líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó, que se autoproclamou presidente interino do país, lançou a chamada Operação Liberdade para derrubar Nicolás Maduro do poder. Em um vídeo publicado no Twitter, Guaidó apareceu ao lado de militares e do líder oposicionista Leopoldo López, que estava preso desde 2014 e foi libertado pelos rebeldes, na base aérea de La Carlota, em Caracas.
Maduro, por sua vez, afirmou que os principais comandantes militares mantiveram a lealdade ao seu governo e pediu a "máxima mobilização popular para assegurar a vitória da paz."