As ruínas do quartel-general de Adolf Hitler denominado "Toca do Lobo" (Wolfsschanze, em alemão), que fica no território atual da Polônia, serão reconstruídas e lá será criado um museu, informou o Deutsche Welle.
A cidade de Ketrzyn se localiza no território moderno da Polônia, na Idade Média nessa área havia um castelo da Ordem Teutônica. Até hoje os turistas chegam aqui para ver o castelo gótico, a catedral antiga e o quartel-general "Toca do Lobo", que Hitler usou durante a guerra.
Como atração, esse ponto turístico tem uma história muito longa. A partir dos anos 60, o quartel-general começou atraindo turistas, mas naquela altura lá só havia ruínas dos prédios.
No início do século XXI, um investidor privado comprou a "Toca do Lobo" e o tornou em um ponto turístico de entretenimento, onde qualquer um podia jogar paintball ou visitar o clube de tiro. Coisa nenhuma recorda a história desse lugar.
Em 2017, o quartel-general nazista foi vendido mais uma vez e o novo proprietário decidiu reconstruir alguns prédios para instalar lá uma exposição dedicada à história desse lugar. Ele quer recuperar aqui o espírito da história.
Segundo os planos do proprietário, o pavilhão em que decorreu a reunião histórica de 20 de julho de 1944, e durante a qual houve o atentado contra Hitler, será reconstruído. Entretanto, atualmente lá só existe a fundação. Até agora alguns prédios já foram recuperados e são usados como museu. O alojamento dos oficiais nazistas deverá virar um hotel.
Estima-se que em cada ano cerca de 300 mil turistas visitarão o local.