Segundo o portal, a empresa da indústria militar Lockheed Martin mostrou seu conceito de míssil hipersônico HAWC (Hypesonic Air-breathing Weapon Concept, em inglês) para o F-35C (versão embarcada). Além do caça de quinta geração, o míssil pode ser instalado em várias outras aeronaves, por exemplo, no F/A-18E/F Super Hornet.
Na imagem do conceito se pode ver que o F-35 seria capaz de portar dois mísseis, um sob cada asa. O míssil será capaz de manobrar em voo e de ser lançado a partir do avião.
A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA, na sigla inglês) e a Força Aérea dos EUA anunciaram que o míssil usará propulsores de foguete para atingir a velocidade de Mach 5, depois um motor scramjet de alta velocidade é acionado, o qual mantém a velocidade entre Mach 5 e 10.
A DARPA e a Força Aérea dos EUA consideram esse protótipo como uma fase de desenvolvimento do armamento hipersônico e os dados adquiridos nos testes vão ser usados para a futura elaboração de tal tipo de armamento.
New Lockheed concept shows Navy F-35C externally armed with hypersonic cruise missiles:https://t.co/a4wkPKhlwy
— The War Zone (@thewarzonewire) 7 de maio de 2019
Novo conceito da Lockheed mostra F-35C da Marinha equipado externamente com mísseis de cruzeiro hipersônicos.
Em conformidade com o plano de financiamento da DAPRA, o míssil deverá ser criado em 2020, o custo do programa de sua elaboração é estimado em US$ 928 milhões (R$ 3,7 bilhões).
A empresa da indústria militar tenciona realizar o primeiro voo depois de 1º de outubro do ano corrente.