A informação foi divulgada através de um comunicado da Casa Branca sem fornecer maiores detalhes. De acordo com a nota, a nomeação está ligada ao reconhecimento dos EUA do compromisso do Brasil de "aumentar a cooperação em questões de defesa".
"Estou fazendo essa nomeação como um reconhecimento ao recente compromisso do Governo do Brasil de aumentar a cooperação em questões de defesa com os Estados Unidos e em reconhecimento ao nosso interesse nacional em aprofundar nossa coordenação de defesa com o Brasil", diz o comunicado divulgado pela Casa Branca.
Trump sends notice to Congress intent to designate Brazil as a Major Non-NATO Ally pic.twitter.com/v9bFIBdjeE
— Joe Perticone (@JoePerticone) 8 de maio de 2019
Durante a visita do presidente Jair Bolsonaro (PSL) a Washington, nos Estados Unidos, foi ventilada a possibilidade de tornar o Brasil aliado preferencial da OTAN. Na Casa Branca, Donald Trump disse que "pretende indicar" o Brasil para a posição.
Na última segunda-feira (7) foi relatado que foi mantido o bloqueio à análise para o ingresso de novos membros à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o que representa um não cumprimento da promessa que Donald Trump fez a Jair Bolsonaro de apoiar o ingresso do Brasil na organização.